Search

Nova Feature: Recompensar Alunos


A plataforma Geppetto recebeu uma atualização incrível essa semana para gamificar ainda mais a experiência em sala de aula. A funcionalidade Recompensar Aluno permite aos professores criarem uma cultura positiva em sala de aula ao incentivar comportamentos desejados - seja pela boa performance acadêmica, por ajudar os colegas de sala ou qualquer outra ação. Os professores conseguem enviar premiações para seus alunos diretamente do dashboard da plataforma Geppetto para recompensar seus alunos.


É comum a criação de dinâmicas em sala de aula para recompensar e gamificar a sala de aula para engajar os alunos. Se você é educador, provavelmente já levou chocolates para premiar alunos por alguma atividade em sala. Ou desenvolveu um sistema de pontos no mural ou na agenda para os facilitar a gestão da sala de aula. Confere?! Ao criar esses esses sistemas de recompensas, os educadores dão os primeiros passos para gamificar a sala de aula.



Esses dois tipos de sistemas possuem problemas. Na primeira opção, dar chocolates a cada atividade feita em sala de aula não é sustentável, nem para a saúde e nem para o bolso, não é mesmo? Já na segunda opção, o problema é um pouco mais sutil, apesar de ser um sistema mais sustentável no longo prazo. Os alunos são premiados com pontos que são acumulados ao longo do tempo. Qual o significado desses pontos para os alunos? Essa corrida por pontos gera um ambiente competitivo na sala de aula onde os alunos se comparam por um número? Qual a consequência dessa gamificação?


A plataforma Geppetto preza pela Gamificação com Responsabilidade e Significado. No mundo virtual de Geppetto, por exemplo, os alunos são recompensados com baús que posteriormente serão utilizados para customizar o seu mundo. Cada aluno vai utilizar a sua criatividade para construir algo único e próprio no seu mapa tridimensional. Assim, os alunos não serão comparados a partir de um número (ex: pontuação). Eles são incentivados a compartilhar a sua criatividade com os demais colegas de turma. É simples recompensar seus alunos dentro da plataforma Geppetto.


1. Você acessa o dashboard da sua escola, seleciona a sua turma e acessa a área de ALUNOS. A barra lateral apresenta a opção de "Recompensar Alunos" como demonstrado na imagem abaixo.


2. Ao selecionar "Recompensar Alunos", você acessará uma uma lista com todos os alunos daquela turma. Você deve escolher quais deseja recompensar: toda a turma inteira ou apenas alunos específicos.



3. Em seguida, você deve selecionar a recompensa. Você pode escolher entre os 3 tipos de baús existentes no mundo virtual de Geppetto. Os baús se diferenciam em termos de nível de raridade: Comum, Raro e Épico. O baú Épico possui maior chance de premiar o aluno com um item mais raro enquanto o baú Comum tem baixa chance de premiar o aluno com itens raros.

Você pode recompensar seus alunos quantas vezes quiser. Assim que os alunos acessarem mundo virtual do Geppetto, eles irão receber um recado avisando que você enviou a recompensa para eles. Eles podem então abrir os baús recebidos e coletar os itens para utilizar na customização dos seus mundos. Legal, né?!




Essa nova funcionalidade permite que você defina as "regras do jogo" dentro da sala de aula para recompensar os alunos com base nos comportamentos desejados. Você pode criar regras para premiar os alunos que mais participarem da aula ou ainda aqueles que entregaram o trabalho no prazo. Você pode ainda definir níveis de recompensa com e premiar os alunos com diferentes baús: Comum, Raro ou Épico. Não há limite para sua criatividade, professor!

Também não há limite para a criatividade dos alunos com as recompensas recebidas. Conheça mais aqui como os alunos customizam os seus mundos virtuais. Além disso, os alunos também pode visitar os mundos dos seus colegas de turma.


É muito importante desenvolver o interesse dos alunos pelo mundo virtual para que eles valorizem ainda mais a recompensa recebida. Convide os seus alunos a construir algo e mostrar para os colegas de turma. Quanto mais interessados em evoluir o mapa eles estiverem, mais empolgados eles estarão em ganhar as recompensas e mais eficaz será a sua estratégia de gestão de sala de aula com o Geppetto.



A plataforma Geppetto é um mundo virtual online recheado de jogos digitais e atividades lúdicas para crianças e adolescentes aprenderem inglês no seu ritmo, com tecnologia adaptativa e inteligência artificial.


Você ficou curioso para conhecer mais sobre a plataforma Geppetto e também acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira fácil e intuitiva?! É simples, rápido e fácil testar gratuitamente na sua escola!

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do Geppetto.

Inscrição realizada com sucesso!