top of page
Search

Geppetto na Bett Brasil: Novas tendências no setor educacional 🚀


Nos dias 23 a 26 de abril, a Geppetto marcou presença na BETT Brasil: o principal evento educacional da América Latina. Além de ponto de encontro com parceiros e novas escolas, a BETT Brasil atua também como bússola para indicar as tendências na Educação.




Aqui nós vamos discutir os principais tendências identificadas após essa imersão de 4 dias na BETT Brasil. Vamos lá:



Inteligência Artificial

 

Já era esperado que a Inteligência Artificial (IA) tivesse um papel expressivo em termos de tendências para Educação. A IA foi um dos tópicos mais relevantes na BETT Londres realizada em janeiro desse ano e já imaginávamos que a IA também ocuparia o centro das atenções também aqui na BETT dos trópicos.


A IA Generativa, popularizada na figura do ChatGPT, já é uma amplamente utilizada em escolas em todo o mundo. Uma pesquisa realizada nos EUA indica que:


  • 97% dos professores usam ChatGPT para criação de planos de aulas.

  • 79% dos professores apoiam que os alunos usem ChatGPT.

  • 84% dos professores que apoiam o uso despendem tempo para ensinar seus alunos a usarem o ChatGPT.


Não precisamos ir tão distante para ver o uso intensivo dessa tecnologia dado que recentemente o Governo de SP anunciou a aplicação de ChatGPT no apoio à preparação de aulas na rede estadual.


A IA tem sido cada vez mais integrada nas escolas, tanto públicas quanto privadas, para melhorar a eficiência administrativa, personalizar o ensino, fornecer feedback aos alunos, identificar padrões de aprendizagem e até mesmo prever o desempenho acadêmico. Os debates sobre IA na educação durante a BETT envolveram diversas questões: aspectos éticos, como privacidade e equidade no acesso à tecnologia, bem como o papel dos professores em um ambiente cada vez mais automatizado.


Esse é um tema relevante e complexo. Justamente por isso nós lançamos recentemente um E-book sobre "Como a Inteligência Artificial transforma[rá] a Educação". Vale a pena acessar e conferir esse conteúdo exclusivo.



Edutainment


Esse termo surge da junção das palavras "Education" e "Entertainment", e refere-se à prática de utilizar elementos de entretenimento para tornar o processo de aprendizagem mais divertido, engajador e eficaz. Essa pratica se referente ao uso de elementos de jogos digitais, vídeos, músicas, histórias interativas e outras formas de mídia que combinam aspectos educacionais com entretenimento.


Essa é uma prática que sempre esteve presente nos relatórios de tendências educacionais. A pesquisa Education Research Trends da EdtechBooks que reune informações das tendências educacionais nos últimos 50 anos já indicava a tendência de uso de jogos digitais e gamificação como uma das principais tendências educacionais para essa década agora. O relatório da Mordor Intelligence também prevê um crescimento dessa prática de 17% ao ano, até 2025.


Essa prática surgiu com bastante força tanto na BETT Brasil com a partipação de empresas e projetos especializados nessa área como a própria Geppetto. Também na BETT Londres é possível perceber o crescimento dessa prática com a inclusão de uma área específica para Esports (abreviação de Esportes Eletrônicos) dentro do pavilhão da feira para promover a discussão da aplicação de jogos digitais, gamificação e entretenimento dentro da Educação.


Os benefícios do edutainment para a educação são diversos:


  • Engajamento: O uso de elementos de entretenimento captura a atenção dos alunos e os mantém envolvidos no processo de aprendizagem por períodos mais longos.

  • Memorização: O conteúdo apresentado de forma lúdica e divertida tende a ser mais facilmente lembrado pelos alunos, pois cria associações emocionais e cognitivas mais fortes.

  • Motivação: O aspecto divertido do edutainment aumenta a motivação dos alunos para participar das atividades de aprendizagem e superar desafios.

  • Personalização: Muitos recursos de edutainment oferecem a capacidade de adaptar o conteúdo com base no nível de habilidade e no ritmo de aprendizagem de cada aluno, proporcionando uma experiência de aprendizado mais personalizada.

  • Aprendizado ativo: As atividades de edutainment frequentemente envolvem os alunos de forma ativa, estimulando a resolução de problemas, a colaboração e a experimentação.

  • Facilidade de acesso: Com o avanço da tecnologia, o edutainment tornou-se mais acessível, podendo ser facilmente distribuído por meio de dispositivos digitais como computadores, tablets e smartphones.


Esse é um tema que nos consideramos especialistas por utilizarmos na prática os conceitos de Edutainment e Game-Based Learning para associar todos os benefícios acima ao processo de ensinoaprendizagem de Inglês.


Aqui nós recomendamos a leitura do nosso E-book sobre "Como planejar um currículo baseado em jogos" com informações práticas sobre como aplicar jogos digitais e gamificação na sala de aula. Vale a pena a leitura.



Socioemocional


De maneira similar à IA, nós já esperávamos que o desenvolvimento socioemocional também tivesse um papel de importância na BETT Brasil. Esse tema foi bastante debatido na BETT Londres esse ano.


O desenvolvimento socioemocional desempenha um papel fundamental na formação integral dos alunos, indo além do conhecimento acadêmico para cultivar habilidades essenciais para a vida. O desenvolvimento das competências socioemocionais, como empatia, autoconhecimento, resolução de conflitos e habilidades de comunicação apoiam na melhoria dos resultados educacionais, no fortalecimento das relações interpessoais e também na saúde mental e o bem-estar dos alunos ao longo de suas vidas.


Além disso, o desenvolvimento socioemocional nas escolas contribui para a construção de uma comunidade escolar mais inclusiva e tolerante, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo real com resiliência e adaptabilidade. Ao promover um ambiente escolar que valoriza e nutre as habilidades socioemocionais, as escolas não apenas capacitam os alunos a alcançarem sucesso acadêmico, mas também os capacitam a se tornarem cidadãos responsáveis, empáticos e comprometidos com o bem-estar coletivo.






A Geppetto é uma solução completa de inglês para engajar as novas gerações. Você ficou curioso para conhecer mais sobre a Geppetto e também acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira fácil e intuitiva?!


É simples, rápido e fácil testar gratuitamente na sua escola! 








bottom of page