top of page
Search

Estabelecendo hábitos na sala de aula, mas fugindo da rotina monótona!

No post sobre Gamificação na Prática falamos sobre o que é o core-loop de um curso e como ele deve ser claro e enxuto. Na indústria de jogos é comum ouvir o seguinte mantra “you have to nail de core-loop” (tradução livre: você tem que acertar perfeitamente no seu core loop) e isso é uma verdade absoluta. Se o seu core-loop for super engajador, talvez você não precise se preocupar com mais nada, os alunos não vão desistir do curso e vão sempre fazer as entregas esperadas (sonho de qualquer professor). Porém o core-loop pode ser entendido também como sendo o conjunto de três pilares: uma ação clara, que gera uma recompensa e um progresso previsível. Essa definição já soa uma pouco monótona, não é mesmo? Afinal o core-loop faz com que o aluno crie uma expectativa sobre seu progresso no curso e crie o hábito de executar essa ação para receber as recompensas e progredir. Criar hábitos é extremamente importante para o processo de aprendizagem, mas como fugir da monotonia? Depois de ter um core-loop estruturado que os alunos entendem como funcionam e entendem seu o valor, podemos sim adicionar interações extras de forma controlada e gradual. Essa introdução gradual de mais conteúdo e desafios novos ao longo do ciclo de vida de um jogo é o que a indústria de jogos chama de "Live Operation" ou Live Ops

Existe uma variedade de opções de como se traduz na prática o Live Ops para o curso.

  • Impactar na ação: criando atividades novas para o aluno executarem, diferentes do que estão acostumados.

  • Impactando na recompensa: Criando por exemplo, desafios que dão recompensas especificas, que eles não conseguiriam na rotina habitual.

  • Modificando a sensação de progresso do aluno no curso: O aluno tem o progresso principal, mas por um período ele vai progredir também em outro aspecto, pode ser em um torneio, pode ser no desenvolvimento de uma habilidade específica.

O interessante do Live Ops é que permite variar a forma com o estudante pode interagir com o core-loop do curso. No mundo dos jogos de entretenimento, podemos ver os seguintes exemplos:

  • Durante um mês toda pontuação que você ganhar vai ser em dobro;

  • Fazendo atividades especiais, você não só vai evoluir seu personagem, mas também vai evoluir o do seu colega;

  • Só esse mês você conseguirá recompensas sazonais.

Um dos objetivos do Live Ops é voltar a conectar os alunos que não estavam tão engajados como antes e também manter interessados os jogadores que já dominam tanto o jogo que começam a se sentir pouco desafiados ou estimulados. E no seu curso? Será que os alunos mais competitivos gostariam de participar de um torneio de curto prazo ou os estudantes mais criativos gostariam de construir uma peça de teatro com o conteúdo que estão aprendendo? Será que uma “feira de ciências” ou um “Farmer’s Market” engajariam os alunos? Será que simplesmente dar pontos em dobro no fim do semestre pode voltar a motivar os alunos que estavam mais “para trás” na progressão? Tente usar o Live Ops para reconquistar alunos que, por algum motivo, se afastaram da rotina de estudos do curso fazendo eles voltarem a se importar com seu progresso no curso.


Por último, é extremamente importante fazer a conexão entre essas ações periódicas e o progresso do core-loop do curso. Como os alunos que participaram do torneio ou da feira de ciências vão receber recompensas e progredir no curso? Será que com esse apoio e essa quebra na rotina eles voltaram a se envolver com o dia-a-dia do curso? É muito importante fazer essa reflexão antes de criar uma grande quantidade de eventos que podem acabar afastando o aluno do core do curso, tendo o efeito oposto ao desejado.


No Geppetto, por exemplo, estamos sempre fazendo eventos de curta duração onde os alunos recebem itens especiais se abrirem baús em um período especifico. Esses eventos faz com que os alunos que já estão acostumados a jogar as atividades e abrir recompensas, sempre tenham recompensas novas. Esse mês está no ar o nosso evento do Dia das Crianças, Welcome to Candy Land! Onde só em outubro as crianças vão colecionar itens especiais!

Outras ações de Live Ops estão vindo por ai! Liberamos com periodicidade jogos novos e formas diferentes de interagir com a plataforma. E isso está muito alinhado com o que é esperado pelas novas gerações de alunos, e por isso é parte importante do nosso trabalho no Geppetto.


A plataforma Geppetto é um mundo virtual online recheado de jogos digitais e atividades lúdicas para crianças e adolescentes aprenderem inglês no seu ritmo, com tecnologia adaptativa e inteligência artificial.


Você ficou curioso para conhecer mais sobre a plataforma Geppetto e também acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira fácil e intuitiva?! É simples, rápido e fácil testar gratuitamente na sua escola!

bottom of page