Search

O que são Itinerários Formativos? Dúvidas sobre o ensino de inglês no Novo Ensino Médio

Em 2022, o Brasil está trilhando um novo caminho na educação pós pandemia. O Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos seguem criando grandes expectativas e dúvidas para gestores e professores da rede de ensino. Trouxemos então algumas das principais dúvidas respondidas para esclarecer as principais questões, além de informar como a sua escola poderá se preparar para todas essas mudanças. Vamos lá?


O que é o Novo Ensino Médio?

Se trata da mudança na organização curricular que contempla a Base Nacional Comum Curricular. De acordo com a lei nº 13.415/2017 foi alterada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BNCC), estabelecendo uma mudança na estrutura do ensino médio. O tempo mínimo do estudante na escola passou de 800 horas para 1.000 horas anuais até 2022. Os itinerários formativos vem para tornar mais flexível as escolhas curriculares dos alunos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança visa atender as novas demandas do mercado de trabalho e da sociedade.


O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Esse documento guia a elaboração de currículos para escolas públicas e privadas de educação básica em todo território brasileiro.


E o que são os itinerário formativos?

É o conjunto composto por disciplinas, projetos, oficinas e outras situações acadêmicas que os alunos poderão escolher cursar no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de um determinado eixo de conhecimento, da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP.


As áreas conhecimento são:

  • Matemáticas e suas Tecnologias

  • Linguagens e suas Tecnologias

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

As escolas definirão quais os itinerários formativos que irão ofertar, não sendo obrigatório ofertar todos os itinerários em sua grande. Porém é importante considerar a comunidade escolar na hora desta escola, afinal é uma decisão estratégica para o sucesso escolar.


E como ficará a Língua Inglesa?

A Língua Inglesa passa a ser um estudo obrigatório segundo a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). A Lei nº 13.415/2017 torna o inglês obrigatório desde o 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio. Por isso as escolas deverão se adequar ainda mais para apresentar um programa de ensino bilíngue compatível com as novas exigências do mercado.

O Geppetto é um programa de inglês híbrido para promover aprendizagem ativa na sua escola. Com aderência ao currículo de toda educação básica, o Geppetto permite expandir a carga horário de inglês na sua escola de maneira lúdica e divertida. Com o Geppetto, você conecta a sua escola À cultura digital das novas gerações para promoção de aprendizagem efetiva de inglês, a toda hora e em todo lugar.


Você pode conferir mais informações sobre o Novo Ensino médio clicando aqui.


A plataforma Geppetto é um mundo virtual online recheado de jogos digitais e atividades lúdicas para crianças e adolescentes aprenderem inglês no seu ritmo, com tecnologia adaptativa e inteligência artificial.


Você ficou curioso para conhecer mais sobre a plataforma Geppetto e também acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira fácil e intuitiva?! É simples, rápido e fácil testar gratuitamente na sua escola!

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do Geppetto.

Inscrição realizada com sucesso!