top of page
Search

Microlearning, Adaptive Learning and On-Demand Learning: a cultura digital nos currículos


Sabemos que o ritmo de exposição e absorção de conteúdo sofre uma mudança significativa na nossa sociedade. Hoje a informação vai até você. Já que estamos sempre conectados, é difícil até se esquivar das notícias que não se quer receber.

Vou te desafiar a esperar uma semana antes de assistir o novo lançamento da Netflix e ficar sem receber nenhum spoiler. Com todo o conteúdo do mundo na palma da sua mão, seja para nos instruir ou distrair, vai ficando mais difícil largar o celular e abrir um livro.





Por isso repetimos tanto aqui no Geppetto que a educação compete na indústria da atenção, e precisa começar a jogar utilizando as mesmas regras. Nessa linha de pensamento, três conceitos complementares surgem como pilares na adaptação do ensino a cultura digital.

Micro Learning

Como encapsular conteúdo em experiências curtas e pequenas pílulas para se adaptar a diminuição do attention spam das novas gerações?

A micro aprendizagem ou micro learning consiste em fragmentar os conteúdos em pequenos passos ou capsulas, para adquir uma determinada competência. O conjunto desses passos ou capsulas asseguram uma aprendizagem mais completa e profunda. Umas das suas principais características é que os momentos de estudo são curtos, o que torna mais motivador já que o estudante ver um avanço do seu progresso de forma rápida.

É importante distribuir essas capsulas de conteúdo de forma estruturada, pois dessa forma asseguramos um objetivo de longo prazo. Oferecer pílulas de conteúdo gratuitas e espaçadas pode atrair alunos, mas é importante diferenciar “amostra grátis” de microlearning.


É possível basear todo o curso em microlearning, ou oferecer o microlearning como uma parte do curso. Por exemplo, podemos fazer sessões presenciais, mas manter o aluno engajado no curso durante todos os dias, através de sessões curtas e assíncronas. Podemos associar o microlearing com metodologias ativas como o flipped learning também.

On-Demand Learning:

Como criar currículos que sejam acessíveis, simples de navegar e não lineares como a internet?

As informações da internet estão sempre disponíveis na palma da nossa mão. Sobre o que você gostaria de aprender? basta pesquisar e vai encontrar uma infinidade de recursos (bons e ruins).

Para adaptar seu currículo ao on demand learning, reflita primeiro sobre acessibilidade: meu aluno pode acessar o material do meu curso a qualquer hora e em qualquer lugar? Garanta essa disponibilidade.


Em segundo lugar, reflita sobre flexibilidade: de que formas diferentes meu aluno consegue usufruir do meu curso ou interagir com o conteúdo? Só existe uma forma de progredir no curso?

Adaptive Learning:

Como balancear desafios às habilidades do estudante para evitar frustração ou tédio?

Adaptative learning é um método onde utilizamos algoritmos e inteligência artificial para orquestrar e entregar conteúdo customizados para as necessidades do estudante. Hoje se entende que alunos aprendem em ritmos diferentes e necessitam de inputs distintos e seria difícil entregar conteúdos customizados em escala sem a ajuda de um computador. Diferente dos conceitos acima, é impossível usufruir de adaptative learning sem o apoio de um software. Porém é um método cada vês mais utilizados em programas e currículos modernos.

A construção de novos currículos deve considerar o formato, velocidade e flexibilidade como atualmente se é consumido conteúdo pelos estudantes. Esses três conceitos são apenas uma amostra do que deve ser considerado em um currículo alinhado com as novas gerações, e também são apenas algumas das estratégias que foram consideradas no desenvolvimento do Geppetto.


A plataforma Geppetto é um mundo virtual online recheado de jogos digitais e atividades lúdicas para crianças e adolescentes aprenderem inglês no seu ritmo, com tecnologia adaptativa e inteligência artificial.


Você ficou curioso para conhecer mais sobre a plataforma Geppetto e também acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira fácil e intuitiva?! É simples, rápido e fácil testar gratuitamente na sua escola!


bottom of page