top of page
Search

"Mas meu filho não está falando inglês!"

Updated: Feb 29

Como mostrar evolução no aprendizado aos pais



“Não aprendi nada hoje” 

 

Ao buscar as crianças na escola, é comum muitos pais perguntarem o que elas aprenderam naquele dia. As crianças, muitas vezes sem nem pensar, respondem que não aprenderam nada. Isso pode gerar certa ansiedade em pais e responsáveis por associarem a resposta ao tédio e/ou aulas com pouco conteúdo.  

 

Questionamentos em relação ao aprendizado de inglês podem ser ainda piores. Dirigindo, um pai pergunta como é volante em inglês. A criança, que tem sete anos de idade e está estudando cores e números, pensa e pensa. Algumas podem até arriscar uma palavra, outras podem ser honestas e dizer que não sabem. Esse tipo de questionamento, apesar de parecer uma forma de acompanhar a aprendizagem, pode levar à frustração e desmotivação dos estudantes.  

 

Portanto, é necessário apresentar aos pais formas mais concretas de acompanhar o aprendizado de inglês de seus filhos. Neste artigo apresentaremos três formas que podem ser usadas por professores.  



1 - Uso do portfólio 

 

O portfólio como documentação em progresso é uma abordagem que destaca a evolução e o desenvolvimento da aprendizagem ao longo do tempo. Em vez de apresentar apenas um produto final, como uma nota ou um teste, o portfólio captura uma série de momentos que ilustram o percurso educacional da criança.  

 

Esse registro contínuo pode incluir rascunhos, desenhos, pinturas, dobraduras, exercícios, resumos e produção textual. Ao revisar as entradas mais antigas em comparação com as mais recentes, é possível identificar mudanças, melhorias e aprofundamento nas habilidades e conhecimentos dos alunos.  

 

Cada item no portfólio pode ser acompanhado por reflexões pessoais do estudante sobre o que aprendeu, os desafios encontrados e como os superou. Isso promove a autoconsciência e a capacidade de metacognição, ajudando a criança a entender melhor seu próprio processo de aprendizado e a forma como pensa. 

 

Por fornecer feedback ao longo do tempo, o portfólio pode ser utilizado por educadores e pais para orientar a criança de maneira mais eficaz. O portfólio facilita o diálogo contínuo sobre o progresso, permitindo ajustes e apoio personalizado conforme necessário. 

 

A comunicação entre pais, educadores e alunos desempenha um papel fundamental no processo educacional e os portfólios são uma ferramenta eficaz para facilitar esse diálogo. Este documento oferece uma visão mais transparente do progresso acadêmico e do desenvolvimento geral dos estudantes, pois os pais têm acesso a uma variedade de evidências que mostram como seus filhos estão aprendendo ao longo do tempo.  

 

Os portfólios podem incentivar maior envolvimento dos pais na educação de seus filhos. Isso pode levar a uma parceria mais forte entre a escola e a família, resultando em um ambiente de aprendizado mais colaborativo. 

 

Por acreditar na importância da parceria escola-família, a Geppetto terá um espaço específico para registro de imagens e vídeos pelo professor. Esses registros vão para o “Portfólio do aluno” e podem ser compartilhados com as famílias.  

 

O recurso ainda está em desenvolvimento, mas será liberado em breve.  





2 - Dados (não só boletim)  

 

Como já mencionado, acompanhar o desenvolvimento da criança não deve acontecer somente através das notas de testes pontuais. Além do portfólio, o monitoramento contínuo dos resultados em diversos testes e exercícios é uma ótima forma para pais acompanharem o aprendizado de inglês de seus filhos.  

 

A chamada avaliação formativa foca no progresso contínuo do aluno durante o processo de aprendizagem. O objetivo é fornecer feedback regular e ajudar os alunos a melhorar seu desempenho. A ênfase está na identificação de áreas com déficit e na implementação de estratégias de ensino para corrigir essas lacunas.  

 

Com os relatórios em tempo real da Geppetto, os professores conseguem acompanhar de perto quais jogos e atividades foram feitos pelos estudantes em cada lição. Os alunos praticam todas as habilidades comunicativas (leitura, escrita, fala e compreensão auditiva) e o educador pode verificar se o aluno deixou de fazer alguma em específico e investigar o motivo.  

 

Além disso, o número de estrelas conquistadas demonstra como está sendo o desempenho do aprendiz: se uma porcentagem alta da lição foi jogada, mas não houve conquista de estrelas, atenção! Isso pode indicar dificuldade no conteúdo.   

 




A partir dessa constatação, o docente deve buscar entender melhor esses dados e, adotando uma abordagem proativa e colaborativa, ajudar o aluno a superar essas dificuldades através de estratégias como: 

 

Feedback construtivo 

Fornecer feedback específico e construtivo sobre as áreas em que o aluno está tendo dificuldades e sugerir ações concretas para melhorar. Oferecer orientações claras e recursos adicionais, se necessário. É também importante destacar as áreas em que o estudante tem bom desempenho.  

 

Plano de ação 

Desenvolver um plano de ação personalizado em conjunto com o aluno é outra estratégia valiosa para a superação de dificuldades. Estratégias específicas de estudo, práticas adicionais e recursos de apoio podem ser inclusos. 

 

Metas realistas  

Estabelecer metas realistas e alcançáveis para o aluno pode estimulá-lo. Essas metas podem ser de curto prazo e relacionadas às áreas específicas que precisam de melhoria.  

 

Comunicação com pais e responsáveis 

Manter uma comunicação aberta com os pais ou responsáveis para informá-los sobre as dificuldades do aluno e discutir estratégias para apoiar o aprendizado em casa. 

 




3 - Jogar junto  

 

Acompanhar o processo de aprendizagem das crianças é fundamental para o sucesso. Com a Geppetto, no entanto, é possível fazer mais que somente acompanhar: pais podem participar de forma ativa.  

 

Jogar junto é uma forma de observar o que os estudantes sabem, no que estão inseguros e as dificuldades. Além, é claro, de aprender também com os feedbacks imediatos da plataforma!  

 

Cada missão na Geppetto pode ter até 4 estrelas para serem conquistadas e o ideal é que a criança conquiste todas elas. As estrelas representam níveis de atividades. A primeira, por exemplo, apresenta atividades mais simples de reconhecimento de vocabulário. As atividades de fala, por outro lado, são normalmente presentes na última estrela. O papel dos pais é estimular as crianças a jogar, praticando diversas vezes o conteúdo e as diferentes habilidades.  

 

Já no momento de construção no mundo, quando as recompensas (baús) são abertos e itens são selecionados para compor o mapa, desafios podem ser propostos.  Sugerir criações de espaços, como, por exemplo, uma escola para pets, torna tudo mais interessante, lúdico e significativo para as crianças.  

 

Jogar junto fará diferença e a Geppetto pode ser acessada em navegadores, dispositivos android e iOS de qualquer lugar. 

 




 

A Geppetto é uma (multi)plataforma gamificada completa desenvolvida para elevar a prática e avaliação de inglês de crianças e adolescentes.  

 

Você ficou curioso para conhecer mais sobre a plataforma Geppetto e também acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira fácil e intuitiva?! É simples, rápido e fácil testar gratuitamente na sua escola!  






 

bottom of page