Nos dias 23 a 26 de abril, a Geppetto marcou presença na BETT Brasil: o principal evento educacional da AmĂ©rica Latina. AlĂ©m de ponto de encontro com parceiros e novas escolas, a BETT Brasil atua tambĂ©m como bĂșssola para indicar as tendĂȘncias na Educação.
Aqui nĂłs vamos discutir os principais tendĂȘncias identificadas apĂłs essa imersĂŁo de 4 dias na BETT Brasil. Vamos lĂĄ:
InteligĂȘncia Artificial
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JĂĄ era esperado que a InteligĂȘncia Artificial (IA) tivesse um papel expressivo em termos de tendĂȘncias para Educação. A IA foi um dos tĂłpicos mais relevantes na BETT Londres realizada em janeiro desse ano e jĂĄ imaginĂĄvamos que a IA tambĂ©m ocuparia o centro das atençÔes tambĂ©m aqui na BETT dos trĂłpicos.
A IA Generativa, popularizada na figura do ChatGPT, jĂĄ Ă© uma amplamente utilizada em escolas em todo o mundo. Uma pesquisa realizada nos EUA indica que:
97% dos professores usam ChatGPT para criação de planos de aulas.
79% dos professores apoiam que os alunos usem ChatGPT.
84% dos professores que apoiam o uso despendem tempo para ensinar seus alunos a usarem o ChatGPT.
Não precisamos ir tão distante para ver o uso intensivo dessa tecnologia dado que recentemente o Governo de SP anunciou a aplicação de ChatGPT no apoio à preparação de aulas na rede estadual.
A IA tem sido cada vez mais integrada nas escolas, tanto pĂșblicas quanto privadas, para melhorar a eficiĂȘncia administrativa, personalizar o ensino, fornecer feedback aos alunos, identificar padrĂ”es de aprendizagem e atĂ© mesmo prever o desempenho acadĂȘmico. Os debates sobre IA na educação durante a BETT envolveram diversas questĂ”es: aspectos Ă©ticos, como privacidade e equidade no acesso Ă tecnologia, bem como o papel dos professores em um ambiente cada vez mais automatizado.
Esse Ă© um tema relevante e complexo. Justamente por isso nĂłs lançamos recentemente um E-book sobre "Como a InteligĂȘncia Artificial transforma[rĂĄ] a Educação". Vale a pena acessar e conferir esse conteĂșdo exclusivo.
Edutainment
Esse termo surge da junção das palavras "Education" e "Entertainment", e refere-se Ă prĂĄtica de utilizar elementos de entretenimento para tornar o processo de aprendizagem mais divertido, engajador e eficaz. Essa pratica se referente ao uso de elementos de jogos digitais, vĂdeos, mĂșsicas, histĂłrias interativas e outras formas de mĂdia que combinam aspectos educacionais com entretenimento.
Essa Ă© uma prĂĄtica que sempre esteve presente nos relatĂłrios de tendĂȘncias educacionais. A pesquisa Education Research Trends da EdtechBooks que reune informaçÔes das tendĂȘncias educacionais nos Ășltimos 50 anos jĂĄ indicava a tendĂȘncia de uso de jogos digitais e gamificação como uma das principais tendĂȘncias educacionais para essa dĂ©cada agora. O relatĂłrio da Mordor Intelligence tambĂ©m prevĂȘ um crescimento dessa prĂĄtica de 17% ao ano, atĂ© 2025.
Essa prĂĄtica surgiu com bastante força tanto na BETT Brasil com a partipação de empresas e projetos especializados nessa ĂĄrea como a prĂłpria Geppetto. TambĂ©m na BETT Londres Ă© possĂvel perceber o crescimento dessa prĂĄtica com a inclusĂŁo de uma ĂĄrea especĂfica para Esports (abreviação de Esportes EletrĂŽnicos) dentro do pavilhĂŁo da feira para promover a discussĂŁo da aplicação de jogos digitais, gamificação e entretenimento dentro da Educação.
Os benefĂcios do edutainment para a educação sĂŁo diversos:
Engajamento: O uso de elementos de entretenimento captura a atenção dos alunos e os mantĂ©m envolvidos no processo de aprendizagem por perĂodos mais longos.
Memorização: O conteĂșdo apresentado de forma lĂșdica e divertida tende a ser mais facilmente lembrado pelos alunos, pois cria associaçÔes emocionais e cognitivas mais fortes.
Motivação: O aspecto divertido do edutainment aumenta a motivação dos alunos para participar das atividades de aprendizagem e superar desafios.
Personalização: Muitos recursos de edutainment oferecem a capacidade de adaptar o conteĂșdo com base no nĂvel de habilidade e no ritmo de aprendizagem de cada aluno, proporcionando uma experiĂȘncia de aprendizado mais personalizada.
Aprendizado ativo: As atividades de edutainment frequentemente envolvem os alunos de forma ativa, estimulando a resolução de problemas, a colaboração e a experimentação.
Facilidade de acesso: Com o avanço da tecnologia, o edutainment tornou-se mais acessĂvel, podendo ser facilmente distribuĂdo por meio de dispositivos digitais como computadores, tablets e smartphones.
Esse Ă© um tema que nos consideramos especialistas por utilizarmos na prĂĄtica os conceitos de Edutainment e Game-Based Learning para associar todos os benefĂcios acima ao processo de ensinoaprendizagem de InglĂȘs.
Aqui nĂłs recomendamos a leitura do nosso E-book sobre "Como planejar um currĂculo baseado em jogos" com informaçÔes prĂĄticas sobre como aplicar jogos digitais e gamificação na sala de aula. Vale a pena a leitura.
Socioemocional
De maneira similar à IA, nós jå esperåvamos que o desenvolvimento socioemocional também tivesse um papel de importùncia na BETT Brasil. Esse tema foi bastante debatido na BETT Londres esse ano.
O desenvolvimento socioemocional desempenha um papel fundamental na formação integral dos alunos, indo alĂ©m do conhecimento acadĂȘmico para cultivar habilidades essenciais para a vida. O desenvolvimento das competĂȘncias socioemocionais, como empatia, autoconhecimento, resolução de conflitos e habilidades de comunicação apoiam na melhoria dos resultados educacionais, no fortalecimento das relaçÔes interpessoais e tambĂ©m na saĂșde mental e o bem-estar dos alunos ao longo de suas vidas.
AlĂ©m disso, o desenvolvimento socioemocional nas escolas contribui para a construção de uma comunidade escolar mais inclusiva e tolerante, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo real com resiliĂȘncia e adaptabilidade. Ao promover um ambiente escolar que valoriza e nutre as habilidades socioemocionais, as escolas nĂŁo apenas capacitam os alunos a alcançarem sucesso acadĂȘmico, mas tambĂ©m os capacitam a se tornarem cidadĂŁos responsĂĄveis, empĂĄticos e comprometidos com o bem-estar coletivo.
A Geppetto Ă© uma solução completa de inglĂȘs para engajar as novas geraçÔes. VocĂȘ ficou curioso para conhecer mais sobre a Geppetto e tambĂ©m acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira fĂĄcil e intuitiva?!
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