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Geppetto na Bett Brasil: Novas tend√™ncias no setor educacional ūüöÄ


Nos dias 23 a 26 de abril, a Geppetto marcou presen√ßa na BETT Brasil: o principal evento educacional da Am√©rica Latina. Al√©m de ponto de encontro com parceiros e novas escolas, a BETT Brasil atua tamb√©m como b√ļssola para indicar as tend√™ncias na Educa√ß√£o.




Aqui nós vamos discutir os principais tendências identificadas após essa imersão de 4 dias na BETT Brasil. Vamos lá:



Inteligência Artificial

 

J√° era esperado que a Intelig√™ncia Artificial (IA) tivesse um papel expressivo em termos de tend√™ncias para Educa√ß√£o. A IA foi um dos t√≥picos mais relevantes na BETT Londres realizada em janeiro desse ano e j√° imagin√°vamos que a IA tamb√©m ocuparia o centro das aten√ß√Ķes tamb√©m aqui na BETT dos tr√≥picos.


A IA Generativa, popularizada na figura do ChatGPT, já é uma amplamente utilizada em escolas em todo o mundo. Uma pesquisa realizada nos EUA indica que:


  • 97% dos professores usam ChatGPT para cria√ß√£o de planos de aulas.

  • 79% dos professores apoiam que os alunos usem ChatGPT.

  • 84% dos professores que apoiam o uso despendem tempo para ensinar seus alunos a usarem o ChatGPT.


Não precisamos ir tão distante para ver o uso intensivo dessa tecnologia dado que recentemente o Governo de SP anunciou a aplicação de ChatGPT no apoio à preparação de aulas na rede estadual.


A IA tem sido cada vez mais integrada nas escolas, tanto p√ļblicas quanto privadas, para melhorar a efici√™ncia administrativa, personalizar o ensino, fornecer feedback aos alunos, identificar padr√Ķes de aprendizagem e at√© mesmo prever o desempenho acad√™mico. Os debates sobre IA na educa√ß√£o durante a BETT envolveram diversas quest√Ķes: aspectos √©ticos, como privacidade e equidade no acesso √† tecnologia, bem como o papel dos professores em um ambiente cada vez mais automatizado.


Esse √© um tema relevante e complexo. Justamente por isso n√≥s lan√ßamos recentemente um E-book sobre "Como a Intelig√™ncia Artificial transforma[r√°] a Educa√ß√£o". Vale a pena acessar e conferir esse conte√ļdo exclusivo.



Edutainment


Esse termo surge da jun√ß√£o das palavras "Education" e "Entertainment", e refere-se √† pr√°tica de utilizar elementos de entretenimento para tornar o processo de aprendizagem mais divertido, engajador e eficaz. Essa pratica se referente ao uso de elementos de jogos digitais, v√≠deos, m√ļsicas, hist√≥rias interativas e outras formas de m√≠dia que combinam aspectos educacionais com entretenimento.


Essa √© uma pr√°tica que sempre esteve presente nos relat√≥rios de tend√™ncias educacionais. A pesquisa Education Research Trends da EdtechBooks que reune informa√ß√Ķes das tend√™ncias educacionais nos √ļltimos 50 anos j√° indicava a tend√™ncia de uso de jogos digitais e gamifica√ß√£o como uma das principais tend√™ncias educacionais para essa d√©cada agora. O relat√≥rio da Mordor Intelligence tamb√©m prev√™ um crescimento dessa pr√°tica de 17% ao ano, at√© 2025.


Essa pr√°tica surgiu com bastante for√ßa tanto na BETT Brasil com a partipa√ß√£o de empresas e projetos especializados nessa √°rea como a pr√≥pria Geppetto. Tamb√©m na BETT Londres √© poss√≠vel perceber o crescimento dessa pr√°tica com a inclus√£o de uma √°rea espec√≠fica para Esports (abrevia√ß√£o de Esportes Eletr√īnicos) dentro do pavilh√£o da feira para promover a discuss√£o da aplica√ß√£o de jogos digitais, gamifica√ß√£o e entretenimento dentro da Educa√ß√£o.


Os benefícios do edutainment para a educação são diversos:


  • Engajamento: O uso de elementos de entretenimento captura a aten√ß√£o dos alunos e os mant√©m envolvidos no processo de aprendizagem por per√≠odos mais longos.

  • Memoriza√ß√£o: O conte√ļdo apresentado de forma l√ļdica e divertida tende a ser mais facilmente lembrado pelos alunos, pois cria associa√ß√Ķes emocionais e cognitivas mais fortes.

  • Motiva√ß√£o: O aspecto divertido do edutainment aumenta a motiva√ß√£o dos alunos para participar das atividades de aprendizagem e superar desafios.

  • Personaliza√ß√£o: Muitos recursos de edutainment oferecem a capacidade de adaptar o conte√ļdo com base no n√≠vel de habilidade e no ritmo de aprendizagem de cada aluno, proporcionando uma experi√™ncia de aprendizado mais personalizada.

  • Aprendizado ativo: As atividades de edutainment frequentemente envolvem os alunos de forma ativa, estimulando a resolu√ß√£o de problemas, a colabora√ß√£o e a experimenta√ß√£o.

  • Facilidade de acesso: Com o avan√ßo da tecnologia, o edutainment tornou-se mais acess√≠vel, podendo ser facilmente distribu√≠do por meio de dispositivos digitais como computadores, tablets e smartphones.


Esse é um tema que nos consideramos especialistas por utilizarmos na prática os conceitos de Edutainment e Game-Based Learning para associar todos os benefícios acima ao processo de ensinoaprendizagem de Inglês.


Aqui n√≥s recomendamos a leitura do nosso E-book sobre "Como planejar um curr√≠culo baseado em jogos" com informa√ß√Ķes pr√°ticas sobre como aplicar jogos digitais e gamifica√ß√£o na sala de aula. Vale a pena a leitura.



Socioemocional


De maneira similar √† IA, n√≥s j√° esper√°vamos que o desenvolvimento socioemocional tamb√©m tivesse um papel de import√Ęncia na BETT Brasil. Esse tema foi bastante debatido na BETT Londres esse ano.


O desenvolvimento socioemocional desempenha um papel fundamental na forma√ß√£o integral dos alunos, indo al√©m do conhecimento acad√™mico para cultivar habilidades essenciais para a vida. O desenvolvimento das compet√™ncias socioemocionais, como empatia, autoconhecimento, resolu√ß√£o de conflitos e habilidades de comunica√ß√£o apoiam na melhoria dos resultados educacionais, no fortalecimento das rela√ß√Ķes interpessoais e tamb√©m na sa√ļde mental e o bem-estar dos alunos ao longo de suas vidas.


Além disso, o desenvolvimento socioemocional nas escolas contribui para a construção de uma comunidade escolar mais inclusiva e tolerante, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo real com resiliência e adaptabilidade. Ao promover um ambiente escolar que valoriza e nutre as habilidades socioemocionais, as escolas não apenas capacitam os alunos a alcançarem sucesso acadêmico, mas também os capacitam a se tornarem cidadãos responsáveis, empáticos e comprometidos com o bem-estar coletivo.






A Geppetto √© uma solu√ß√£o completa de ingl√™s para engajar as novas gera√ß√Ķes. Voc√™ ficou curioso para conhecer mais sobre a Geppetto e tamb√©m acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira f√°cil e intuitiva?!


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