top of page
Search
Writer's pictureVicente Vieira

Geppetto na Bett Brasil: Novas tendĂȘncias no setor educacional 🚀


Nos dias 23 a 26 de abril, a Geppetto marcou presença na BETT Brasil: o principal evento educacional da AmĂ©rica Latina. AlĂ©m de ponto de encontro com parceiros e novas escolas, a BETT Brasil atua tambĂ©m como bĂșssola para indicar as tendĂȘncias na Educação.




Aqui nĂłs vamos discutir os principais tendĂȘncias identificadas apĂłs essa imersĂŁo de 4 dias na BETT Brasil. Vamos lĂĄ:



InteligĂȘncia Artificial

 

JĂĄ era esperado que a InteligĂȘncia Artificial (IA) tivesse um papel expressivo em termos de tendĂȘncias para Educação. A IA foi um dos tĂłpicos mais relevantes na BETT Londres realizada em janeiro desse ano e jĂĄ imaginĂĄvamos que a IA tambĂ©m ocuparia o centro das atençÔes tambĂ©m aqui na BETT dos trĂłpicos.


A IA Generativa, popularizada na figura do ChatGPT, jĂĄ Ă© uma amplamente utilizada em escolas em todo o mundo. Uma pesquisa realizada nos EUA indica que:


  • 97% dos professores usam ChatGPT para criação de planos de aulas.

  • 79% dos professores apoiam que os alunos usem ChatGPT.

  • 84% dos professores que apoiam o uso despendem tempo para ensinar seus alunos a usarem o ChatGPT.


Não precisamos ir tão distante para ver o uso intensivo dessa tecnologia dado que recentemente o Governo de SP anunciou a aplicação de ChatGPT no apoio à preparação de aulas na rede estadual.


A IA tem sido cada vez mais integrada nas escolas, tanto pĂșblicas quanto privadas, para melhorar a eficiĂȘncia administrativa, personalizar o ensino, fornecer feedback aos alunos, identificar padrĂ”es de aprendizagem e atĂ© mesmo prever o desempenho acadĂȘmico. Os debates sobre IA na educação durante a BETT envolveram diversas questĂ”es: aspectos Ă©ticos, como privacidade e equidade no acesso Ă  tecnologia, bem como o papel dos professores em um ambiente cada vez mais automatizado.


Esse Ă© um tema relevante e complexo. Justamente por isso nĂłs lançamos recentemente um E-book sobre "Como a InteligĂȘncia Artificial transforma[rĂĄ] a Educação". Vale a pena acessar e conferir esse conteĂșdo exclusivo.



Edutainment


Esse termo surge da junção das palavras "Education" e "Entertainment", e refere-se Ă  prĂĄtica de utilizar elementos de entretenimento para tornar o processo de aprendizagem mais divertido, engajador e eficaz. Essa pratica se referente ao uso de elementos de jogos digitais, vĂ­deos, mĂșsicas, histĂłrias interativas e outras formas de mĂ­dia que combinam aspectos educacionais com entretenimento.


Essa Ă© uma prĂĄtica que sempre esteve presente nos relatĂłrios de tendĂȘncias educacionais. A pesquisa Education Research Trends da EdtechBooks que reune informaçÔes das tendĂȘncias educacionais nos Ășltimos 50 anos jĂĄ indicava a tendĂȘncia de uso de jogos digitais e gamificação como uma das principais tendĂȘncias educacionais para essa dĂ©cada agora. O relatĂłrio da Mordor Intelligence tambĂ©m prevĂȘ um crescimento dessa prĂĄtica de 17% ao ano, atĂ© 2025.


Essa pråtica surgiu com bastante força tanto na BETT Brasil com a partipação de empresas e projetos especializados nessa årea como a própria Geppetto. Também na BETT Londres é possível perceber o crescimento dessa pråtica com a inclusão de uma årea específica para Esports (abreviação de Esportes EletrÎnicos) dentro do pavilhão da feira para promover a discussão da aplicação de jogos digitais, gamificação e entretenimento dentro da Educação.


Os benefícios do edutainment para a educação são diversos:


  • Engajamento: O uso de elementos de entretenimento captura a atenção dos alunos e os mantĂ©m envolvidos no processo de aprendizagem por perĂ­odos mais longos.

  • Memorização: O conteĂșdo apresentado de forma lĂșdica e divertida tende a ser mais facilmente lembrado pelos alunos, pois cria associaçÔes emocionais e cognitivas mais fortes.

  • Motivação: O aspecto divertido do edutainment aumenta a motivação dos alunos para participar das atividades de aprendizagem e superar desafios.

  • Personalização: Muitos recursos de edutainment oferecem a capacidade de adaptar o conteĂșdo com base no nĂ­vel de habilidade e no ritmo de aprendizagem de cada aluno, proporcionando uma experiĂȘncia de aprendizado mais personalizada.

  • Aprendizado ativo: As atividades de edutainment frequentemente envolvem os alunos de forma ativa, estimulando a resolução de problemas, a colaboração e a experimentação.

  • Facilidade de acesso: Com o avanço da tecnologia, o edutainment tornou-se mais acessĂ­vel, podendo ser facilmente distribuĂ­do por meio de dispositivos digitais como computadores, tablets e smartphones.


Esse Ă© um tema que nos consideramos especialistas por utilizarmos na prĂĄtica os conceitos de Edutainment e Game-Based Learning para associar todos os benefĂ­cios acima ao processo de ensinoaprendizagem de InglĂȘs.


Aqui nós recomendamos a leitura do nosso E-book sobre "Como planejar um currículo baseado em jogos" com informaçÔes pråticas sobre como aplicar jogos digitais e gamificação na sala de aula. Vale a pena a leitura.



Socioemocional


De maneira similar à IA, nós jå esperåvamos que o desenvolvimento socioemocional também tivesse um papel de importùncia na BETT Brasil. Esse tema foi bastante debatido na BETT Londres esse ano.


O desenvolvimento socioemocional desempenha um papel fundamental na formação integral dos alunos, indo alĂ©m do conhecimento acadĂȘmico para cultivar habilidades essenciais para a vida. O desenvolvimento das competĂȘncias socioemocionais, como empatia, autoconhecimento, resolução de conflitos e habilidades de comunicação apoiam na melhoria dos resultados educacionais, no fortalecimento das relaçÔes interpessoais e tambĂ©m na saĂșde mental e o bem-estar dos alunos ao longo de suas vidas.


AlĂ©m disso, o desenvolvimento socioemocional nas escolas contribui para a construção de uma comunidade escolar mais inclusiva e tolerante, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo real com resiliĂȘncia e adaptabilidade. Ao promover um ambiente escolar que valoriza e nutre as habilidades socioemocionais, as escolas nĂŁo apenas capacitam os alunos a alcançarem sucesso acadĂȘmico, mas tambĂ©m os capacitam a se tornarem cidadĂŁos responsĂĄveis, empĂĄticos e comprometidos com o bem-estar coletivo.






A Geppetto Ă© uma solução completa de inglĂȘs para engajar as novas geraçÔes. VocĂȘ ficou curioso para conhecer mais sobre a Geppetto e tambĂ©m acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira fĂĄcil e intuitiva?!


É simples, rápido e fácil testar gratuitamente na sua escola! 








Comments


bottom of page