Geppetto? E o tempo de tela? 🚨
- Carolina Marques

- May 30
- 2 min read
O tempo que crianças e adolescentes passam diante das telas é uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais da saúde.Â
Mas afinal, todo uso de tela é prejudicial?Â
A Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma distinção importante sobre o uso de telas*:
Uso recreativo: atividades como assistir TV, jogar videogame ou usar redes sociais.
Uso para aprendizado ou atividades escolares: atividades como pesquisas, aula online e ferramentas educativas. Â
O que gera maior preocupação é o tempo de tela recreativo, que deve ser limitado, especialmente para crianças e adolescentes. O excesso está associado a sedentarismo, problemas de sono, dificuldades de atenção e problemas emocionais.Â
*Referência utilizada para a produção desse conteúdo: aqui.
Diretrizes da OMS para tempo de tela recreativo
👉 Crianças menores de 2 anos
Evitar tempo de tela recreativo totalmente.
👉 Crianças de 2 a 5 anos de idade
Limitar o tempo de tela recreativo a, no máximo, 1 hora por dia.Â
👉 Crianças acima de 5 anosÂ
A OMS não estabelece um limite exato, mas enfatiza o equilÃbrio entre atividades fÃsicas (pelo menos 60 mins diários), sono de qualidade e uso de telas para fins recreativos.  Â
A Geppetto é tempo de tela para aprendizadoÂ
Por outro lado, o uso de telas para fins educativos, quando bem orientado e equilibrado, é um ótimo recurso para o desenvolvimento e aprendizagem.Â
"Mas a Geppetto parece tanto um game... É para aprendizado mesmo?"
Sim, é um game — um game para aprender inglês de forma divertida! Deixa eu te contar como isso funciona na prática.Â
🚀 Como a Geppetto funciona?
A Geppetto é uma multiplataforma de aprendizagem de inglês, em que os alunos praticam vocabulário, gramática e as quatro habilidades comunicativas (listening, speaking, writing e reading) de forma interativa e divertida, através de jogos.Â
O conteúdo do jogo é alinhado ao que é estudado em sala de aula. Ou seja, na Geppetto, os alunos fazem revisões que reforçam o que aprenderam, além de ampliar o conhecimento com novas palavras, expressões e sotaques, como o indiano e o australiano.Â
Â
📊 Relatórios em tempo real
O que os alunos jogam no game pode ser acompanhado em tempo real pelos professores. A plataforma permite monitorar o desempenho e o progresso de cada aluno instantaneamente.Â
Esses dados geram insights valiosos, que ajudam a personalizar o ensino, garantindo que cada aluno receba o suporte necessário para alcançar seus melhores resultados.
🎯 Aprender inglês de forma ativa, significativa e divertida
Na Geppetto, o tempo de tela se transforma em uma experiência de aprendizagem ativa, contextualizada e lúdica, promovendo o desenvolvimento da competência linguÃstica de forma natural, eficiente e engajadora.Â



Comments