top of page
Search

Criando lições com contextos relevantes para as novas gerações

O Geppetto tem como premissa a apresentação da língua Inglesa e de suas estruturas comunicativas em contextos relevantes para os alunos. Nossa principal fonte de inspiração é a observação das próprias crianças e adolescentes. Constantemente nos perguntamos: quais as necessidades de comunicação que elas possuem? Sobre o que conversam com colegas e com sua comunidade? Que histórias compartilham com entusiasmo em sua língua materna e gostariam de contá-las usando o inglês?



Para exemplificar como funciona nosso processo de criação, vamos utilizar como exemplo a lição “Double Jump and Roll”, na qual são trabalhados os conteúdos relativos ao tema Obligations. Ao fim da lição, o aluno deve ser capaz de dar orientações utilizando os verbos modais must, need to e have to. Esse tipo de conteúdo é muito trabalhado com temas como orientação de trânsito e cuidados com o meio ambiente. Esses são conteúdos relevantes e constam na base de conteúdo da plataforma Geppetto. Contudo, enxergamos aqui a oportunidade de agregar uma abordagem mais leve e que faça mais parte do dia a dia dos alunos.



Se você já observou crianças conversando entre si sobre games, provavelmente já escutou clássicos como “para passar dessa fase você precisa...” ou “para derrotar esse inimigo você tem que...”. Essas estruturas são ricas em orientações e obrigações que elas utilizam o tempo todo. Diferente de outros temas utilizados no ensino de Obligations, as crianças comumente compartilham orientações e informações relativas à regras de games de maneira mais habitual e proativa.



A partir desta observação, é fácil imaginar que trabalhar dinâmicas onde crianças e adolescentes possam falar sobre regras de um game que gostam, ou mesmo sugerir que criem um jogo e ensinem as regras aos colegas, são propostas bem mais conectadas à cultura dessa geração. O mesmo pode ser aplicado a outras lições e temas, abrindo oportunidades para o uso dessa estrutura comunicativa dentro do cotidiano do nosso público-alvo.



A lição "Double Jump and Roll", criada a partir do exemplo acima, é apenas uma dentre a extensa base de lições adaptativas da plataforma Geppetto conectadas aos níveis de proficiência desde pré-A1 ao B2 (CEFR). Que tal conhecer mais o Geppetto? Participe do nosso trial e descubra na prática como criamos lições em contextos relevantes para as novas gerações!



A plataforma Geppetto é um mundo virtual online recheado de jogos digitais e atividades lúdicas para crianças e adolescentes aprenderem inglês no seu ritmo, com tecnologia adaptativa e inteligência artificial.


Você ficou curioso para conhecer mais sobre a plataforma Geppetto e também acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira fácil e intuitiva?! É simples, rápido e fácil testar gratuitamente na sua escola!


bottom of page