top of page
Search

Como usar a Geppetto: Teacher Mayra




No Geppetto Show and Tell de junho, temos o prazer de compartilhar as incríveis ideias de uso da teacher Mayra Garcia da Silva da Cultura Inglesa Minas Gerais. Ela já usou a Geppetto tanto em aulas presencias quanto online e divide conosco sua experiência em cada contexto.



Aulas presenciais

Nas suas aulas presenciais, os dois recursos mais usados pela teacher Mayra são os jogos específicos de sala de aula da Geppetto e o envio de recompensas.


Como todos os jogos de sala de aula estão sempre conectadas ao conteúdo estudado, os alunos podem escolher qual querem jogar. Isso é essencial porque, como afirma a teacher Mayra: "nessa faixa etárias deles, eu acho muito importante eles sentirem que participam do processo de escolha." Cada sala, tinha as suas preferências: algumas sempre jogavam o Tic Tac Toe, outras o Mirror Mirror. Esses jogos possibilitam a prática do que está sendo estudado, além de diversão e minutos de descontração.


Mas os jogos de sala de aula são usados em outros momentos e de outras formas também. "Outra coisa que gosto muito, é que eu uso Hot Potato como ticket de saída", nos conta a teacher Mayra.



O jogo Hot Potato da Geppetto mostra o nome do aluno que deve responder uma pergunta. Para sair ao final da aula, os alunos da teacher Mayra precisam responder a pergunta de forma correta.


Esse uso auxilia muito na organização do final da aula. Muitas vezes, os alunos estão ansiosos, querem brincar juntos enquanto os responsáveis não chegam para levá-los para casa. Com o Hot Potato como "ticket de saída", os alunos se organizam em fila e saem um de cada vez.





Além dos jogos de sala de aula, em aulas presenciais, a teacher da Cultura Inglesa Minas Gerais usa muito também um dos sistemas de gamificação da Geppetto: os baús de recompensa.


Para cada turma, há uma meta. Algumas salas têm como meta falar inglês, em outras salas a meta é relacionada a questões de comportamento. Se os alunos cumprem a meta, eles são recompensados. Se um aluno, por exemplo, ajudou um colega durante a aula, ele receberá um baú comum. Se ajudou dois colegas, receberá um baú raro. Se ajudou mais colegas, receberá um baú épico.






Aulas online

Entre os diversos recursos da Geppetto, destaca-se o mundo dos alunos nas aulas online da teacher Mayra. Ao longo do semestre, os alunos vão jogando e ganhando itens para customizar seus mundos. O que foi construído, então, será a inspiração para a história que deverão escrever.


A partir de perguntas como, por exemplo, quais são os personagens principais? Quais são os secundários? Qual o início da história? Qual o problema (conflito) enfrentado pelos personagens? Como termina sua história?, os alunos escrevem uma narrativa em inglês. No dia da apresentação, eles podem mostrar seus mundos ao mesmo tempo em que contam suas histórias.


A teacher Mayra comenta como o mundo do aluno na Geppetto ajudou na escrita em inglês. Além de ser uma ótima forma de retomar o vocabulário estudado, os alunos podem aprender novas palavras e explorar a criatividade ao máximo.





Agradecemos imensamente a teacher Mayra Garcia da Silva por compartilhar suas ideias e práticas. ;)




A Geppetto é uma (multi)plataforma gamificada completa, desenvolvida para elevar a prática e avaliação de inglês de crianças e adolescentes.  

 

Você ficou curioso para conhecer mais sobre a plataforma Geppetto e também acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira fácil e intuitiva?! É simples, rápido e fácil testar gratuitamente na sua escola!  


É simples, rápido e fácil testar gratuitamente na sua escola! 



Comentarios


bottom of page