top of page
Search

Apoie as necessidades individuais de cada aluno com Aprendizagem Adaptativa

Dado que cada aluno aprende de maneiras diferentes, a adoção de uma abordagem de tamanho único (one-size-fits-all) não vai produzir o resultado esperado para toda a turma. Nem todo mundo vai absorver o conhecimento que um professor está tentando fornecer da mesma maneira: alguns alunos vão entender, enquanto outros vão ter dificuldade. A Aprendizagem Adaptativa surge como a solução para esse problema.


A Aprendizagem Adaptativa é um método educacional que utiliza inteligência artificial para mediar a aprendizagem de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. Ao respeitar como cada aluno aprende, a Aprendizagem Adaptativa apoia na implementação de processos de ensino com equidade. Essa é uma das grandes tendências na educação segundo várias fontes (veja mais aqui, aqui e aqui).

A plataforma Geppetto também conta com um módulo inteligente de aprendizagem adaptativa. Esse módulo identifica automaticamente o nível de aprendizado do aluno, compara com o nível de conhecimento alvo e indica a atividade didática a ser executada com maior chance de progressão do aprendizado. Essa tecnologia permite personalizar o conteúdo didático de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.


Para explicar como essa tecnologia é aplicada na plataforma Geppetto, é necessário compreender como o conteúdo pedagógico está organizado na plataforma. O Geppetto conta com centenas de lições criadas por uma equipe de especialistas. Cada lição apresenta características próprias como nível de proficiência, tipo de lição, vocabulário alvo e estruturas gramaticais.


Cada lição é planejada a partir do método de ensino “Scaffolding” em que o aluno é apresentado a novos contextos e operações cognitivas de maneira gradual. O aluno inicia uma lição nos “círculos inscritos” aprendendo o vocabulário alvo e correlacionando esse vocabulário ao seu significado. Progressivamente, o aluno é conduzido para os demais círculos até aprender todo o conteúdo da lição.


Para promover o aprendizado necessário em cada um dos círculos do método Scaffolding e a prática de todas as habilidades (speaking, listening, writing e reading), cada uma das lições contemplam mais de 150 jogos e atividades. Assim as lições atendem às diferentes formas de absorver conteúdo de cada aluno.


Uma maneira simples de visualizar o percurso percorrido por cada aluno é imaginar cada umas verticais do Scaffolding referentes à Contextos e Operações Cognitivas projetadas em um eixo de um gráfico bidimensional. Cada aluno inicia a sua própria trajetória iniciando nos círculos inscritos/menores (vocabulário / associação de significado) e, progressivamente, avançando até os círculos circunscritos/maiores (produção estruturada e livre / diálogos e múltiplos tipos de textos). A imagem abaixo ilustra um percurso realizado por um aluno dentro de uma uma determinada lição. Nesse exemplo, o aluno não apresentou dificuldades e seguiu seu percurso de aprendizado sem percalços.


Se o aluno apresentar dificuldade em alguma etapa desse percurso, o módulo de aprendizagem adaptativa entra em ação. A imagem abaixo ilustra o cenário em que o aluno apresenta dificuldades enquanto estava no quadrante intermediário (centro). Por exemplo, o aluno pode estar com problemas na formação de sentenças ou na conjugação correta dos verbos.


Nesse cenário, o módulo inteligente de aprendizagem adaptativa identifica essa dificuldade em tempo real e recomenda conteúdo para apoiar o aluno. Esse módulo automaticamente apresenta novos jogos e atividades associados aos Contextos e Operações Cognitivas anteriores. A imagem abaixo ilustra graficamente essa ação em que o aluno é transferido para outros quadrantes da imagem para obter o conhecimento e habilidade necessários para seguir com sucesso na sua jornada de aprendizado.


O módulo de aprendizagem adaptativa ajusta automaticamente o trajeto de aprendizado de cada aluno de acordo com suas necessidades específicas. Isso significa que o aluno do cenário acima pode ter a sua trajetória ajustada automaticamente para o cenário ilustrado abaixo. O trajeto em vermelho ilustra a adaptação realizada pelo módulo de aprendizagem adaptativa a partir da recomendação de jogos e atividades dos quadrantes anteriores. Essa mudança no percurso permite reforçar o aprendizado dos Contextos e Operações Cognitivas necessários para o aluno seguir no seu trajeto para o término da lição com sucesso.



Nesse contexto, o trajeto de aprendizado percorrido por cada aluno será único. O módulo de aprendizagem adaptativa vai automaticamente ajustar a experiência de aprendizado de cada aluno com base nas dificuldades identificadas. É a inteligência artificial aplicada para alcançar a excelência no aprendizado com equidade.


A plataforma Geppetto é um mundo virtual online recheado de jogos digitais e atividades lúdicas para crianças e adolescentes aprenderem inglês no seu ritmo, com tecnologia adaptativa e inteligência artificial.


Você ficou curioso para conhecer mais sobre a plataforma Geppetto e também acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira fácil e intuitiva?! É simples, rápido e fácil testar gratuitamente na sua escola!

bottom of page