Search

A Importância do Feedback na Educação Gamificada

A aplicação de técnicas gamificadas é uma das grandes alternativas para conquistar resultados positivos relativos a motivação e engajamento dos alunos. A sensação de vitória, de dever cumprido, de conquista de mais prêmios, de conclusão de alguma tarefa é um tipo de feedback que valida o empenho do aluno naquela atividade. Há várias formas diversas de entregar esta recompensa sem cair na rotina como falamos em outra matéria sobre o tema de hábitos em sala de aula.


Então surgem algumas perguntas:

  1. Como valorizar as conquistas do aluno?

  2. Qual a importância do feedback associado ao sistema gamificado?

  3. Como as técnicas gamificadas podem potencializar o feedback construído?


Valorizando as conquistas


Na sala de aula tradicional os alunos só sentiam que os seus esforços nos estudos eram valorizados quando era chegada a hora de receber o boletim impresso. A demora para receber um feedback e atuar em melhorias tornou o ensino tradicional defasado e engessado. Essa é uma realidade que já não se aplica mais às novas gerações. Esses estudantes que já nascem na era digital querem agilidade na hora de entregar suas atividades e saber os resultados. Mesmo em atividades menores como exercícios de casa é importante dar feedbacks individuais a cada aluno.




Feedback Gamificados


Quando a atividade de casa rotineira ou a prova do semestre é uma atividade virtual gamificada há uma grande diferença na hora da entrega do feedback. O aluno ao completar as lições ganha imediatamente uma resposta positiva ou negativa daquele exercício. A ação dele de responder já trás um feedback se ele está certo ou não, se ele ganhou pontos ou não. O aluno a partir daquele momento ganha um direcionamento para as próximas respostas que virão.


Potencializando Feedbacks


Elementos de jogos como pontos, placar, gráficos de desempenho e barras de progresso são considerados feedbacks informativos, segundo Hattie e Timperley no artigo "The Power of Feedback". Estes feedbacks não somente se concentram na atividade exercida, mas também no desempenho do aluno como indivíduo, funcionando assim como uma autorregulação. O professor tem em mãos uma ferramenta poderosa para cativar os seus alunos e obter uma assimilação maior do conteúdo.


E como são os feedbacks no no Geppetto?

No Geppetto, o feedback ocorre de forma imediata. Quando o aluno acerta uma atividade, uma animação entusiasmada aparece na tela e o estudante prossegue em sua jornada para ganhar os baús com itens para completar o mapa. Já quando ocorre erro, o jogo mostra uma breve animação soturna e a perda de uma das 5 vidas disponíveis representadas pelos corações do lado esquerdo da tela. Dessa forma o aluno tem a oportunidade de aprender de forma positiva e leve.


A plataforma Geppetto é um mundo virtual online recheado de jogos digitais e atividades lúdicas para crianças e adolescentes aprenderem inglês no seu ritmo, com tecnologia adaptativa e inteligência artificial.


Você ficou curioso para conhecer mais sobre a plataforma Geppetto e também acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira fácil e intuitiva?! É simples, rápido e fácil testar gratuitamente na sua escola!

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do Geppetto.

Inscrição realizada com sucesso!