ebook.png

A Crise da Atenção: Estar na escola não significa engajamento

A nova geração de estudantes, chamada de Alpha, é composta por crianças nascidas após 2010 e antes de 2025. Quando todos dessa geração tiverem nascido em 2025, a geração Alpha chegará a mais de 2 bilhões e será a maior geração da história do mundo. Essa geração será responsável por modelar os novos hábitos de vida da sociedade definindo como vamos interagir, trabalhar, socializar, consumir e, claro, estudar.

Diferente da geração dos professores (Millenials e Baby Boomers), essa nova geração de estudantes não conhece um mundo sem internet, consomem conteúdo em múltiplas telas e passam horas em videogames, mundos virtuais e redes sociais. Embora as crianças dessas gerações sejam especialistas em tecnologia, elas ficam entediadas rapidamente por receberem estímulos e informações em uma quantidade maior do que qualquer outra geração.

O resultado prático na sala de aula é a redução do tempo de atenção e redução do engajamento dos alunos no processo de aprendizado. É importante conhecer a fundo os hábitos dessa nova geração para criar experiências de aprendizado significativas e conectadas com a cultura digital desses novos estudantes.

Esse e-book foi desenvolvido para permitir aos educadores entender a geração a nova geração de estudantes (Alpha) porque ela fornece uma lente para enxergar a próxima década - e além. A proposta é que o leitor compreenda melhor os estudantes e tenha ainda mais ferramentas para promover processos de aprendizados significativos.

 

Vamos a leitura?!